Quem era
De acordo com a mitologia do Egito Antigo, Anúbis era o deus da morte, da mumificação e do submundo. Era representado com o corpo de homem com a cabeça de um chacal. É considerado a primeira múmia do Egito Antigo.
Funções e poderes
Era Anúbis quem presidia as mumificações, pois era o guardião dos conhecimentos desta técnica. Anúbis também tinha a função de ser o protetor das tumbas. Era também o juiz dos mortos e quem conduzia a alma dos mortos no além.
Filiação
Filiação
Anúbis era, de acordo com os mitos egípcios, filho de Néftis (deusa dos desertos) com o deus Osíris. Anúbis teve um filho, Kebechet.
Curiosidades:
- Seu nome egípcio era Anpu ou Inpu. Anúbis é o nome adaptado pelos gregos.
- Tinha os seguinte títulos no Egito Antigo: "Senhor da Necrópole", "Senhor da Terra Santa", "Senhor do Oeste", entre outros.
- Tinha os seguinte títulos no Egito Antigo: "Senhor da Necrópole", "Senhor da Terra Santa", "Senhor do Oeste", entre outros.
(Citacao minha: o objeto que ele segura parece com a chave de KT Nao?)
A esposa de Anúbis é a deusa Anput, seu aspecto feminino, e a sua filha é a deusa Kebechet.
A sua mãe é Néftis, que durante uma briga com o marido Seth passou-se por Isis e teve relações com Osíris.
Anúbis é pai de Qeb-hwt, também conhecido como Kebechet. Em épocas mais tardias, Anúbis foi combinado com o deus grego Hermes,surgindo assim Hermanúbis.
Obrigado pela atenção.
Creditos: DuduSibuna, peguei dos sites: http://www.suapesquisa.com/egito/anubis.htm, http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%BAbis.

Nenhum comentário:
Postar um comentário